Loading...

Imagem IlustrativaPelo menos nove pessoas morreram neste ano vítimas de descargas elétricas em várias cidades da Paraíba. Os acidentes ocorreram durante atividades domésticas cotidianas, como o que vitimou o sargento da Polícia Militar, João Carlos Ebrahim Queiroga, 47 anos, no último domingo (14), em João Pessoa. Ele estava consertando um aparelho de ar-condicionado quando levou o choque. Das nove vítimas resgistradas este ano, cinco eram crianças, sendo a mais nova um bebê de 11 meses e a mais velha um menino de 10 anos.  

Segundo o gerente de operações da Energisa (Concessionária de Energia da Paraíba), Juliano Ferraz de Paula, a maioria dos acidentes dessa natureza pode ser evitada com alguns cuidados básicos. Ele explica que os eletrodomésticos dão ‘avisos’ de que têm alguma coisa errada, como os choques que lembram um formigamento. “Quando isso acontecer, não insista em manter o equipamento ligado; um profissional deve ser chamado imediatamente, pois o próximo choque pode ser suficiente para matar”, reforça o técnico.
A geladeira que acabou causando a morte da menina Bianca de Melo Barbosa Nicodemos, cinco anos, no dia 6 de abril, em Ingá, tinha partes descascadas e já dava sinais de que alguma coisa estava errada. Ao tentar abrir o eletrodoméstico, a criança encostou a mão em uma dessas partes descascadas e acabou sofrendo a descarga elétrica que causou sua morte.
Para evitar acidentes com crianças, Juliano diz que é fundamental que sejam colocados protetores nas tomadas. Outro alerta feito pelo gerente de operações da Energisa é quanto à sobrecarga causado pelo uso de equipamentos e eletrodomésticos conectados na mesma tomada. É preciso, ainda, verificar se toda a parte metálica da tomada foi conectada.
Foi por encontrar uma tomada de geladeira encaixada de maneira inadequada que o pequeno Thiago Nicolas Galdino Cavalcanti, 11 meses, morreu no dia 7 de abril, em Campina Grande. Segundo a família, a criança engatinhava no chão quando tocou na tomada da geladeira de casa e morreu.
Juliano Ferraz explica que instalações elétricas inadequadas podem causa, ainda, muitos prejuízos materiais, uma vez que pode haver queima dos equipamentos e até mesmo incêndios. “As pessoas tendem a subestimar os cuidados necessários quando lidam com energia elétrica, talvez isso acabe explicando a quantidade de acidentes graves”, diz o técnico.
Bomba d’água
Dois acidentes ocorreram no mês de janeiro causados por bomba d’água. O primeiro foi no dia 3, em Bonito de Santa Fé, quando o agricultor Manoel Eudes de Oliveira, de 53 anos, morreu eletrocutado quando tentou ligar uma bomba d’água.  O outro acidente aconteceu no dia 31, tendo como vítima o menino Ian Gilvan de Sousa Paiva, 10 anos, também sofreu uma forte descarga elétrica provocada por uma bomba do açude no Engenho Recreio, no município de Pilar.
Tragédia
Um acidente duplo acabou vitimando mãe e filho, no dia 18 de janeiro, na cidade de Rio Tinto. Marilene Cardoso Silva, 41 anos,  e seu filho José Antony Eugênio Silva, 02 anos, foram encontrados no chão da sala da residência onde moravam.
As investigações apontaram que mãe e filho teriam sofrido a descarga elétrica após a criança ter encostado uma corrente de metal em um ventilador que estava ligado. É possível que a criança tenha levado o choque primeiro e que a mãe tenha sido eletrocutada também tentando salvá-lo.
Outra orientação passada pelo gerente de operações da Energisa é quando ao ‘salvamento’ de pessoas que estão sofrendo choque elétrico. “Em hipótese alguma se deve tocar na pessoa que está sofrendo choque, pois passará corrente e acabará vitimando as duas pessoas”, disse Juliano Ferraz, completando que o correto é tentar separar a pessoa do objeto que está dando choque com alguma peça de madeira (tipo cabo de vassoura) ou desligar o disjuntor imediatamente.
Dicas de segurança
  • Manter as instalações elétricas revisadas periodicamente
  • Nunca tentar consertar equipamentos e instalações sem conhecido técnico
  • Sempre desligar disjuntores quando for fazer alguma manutenção nas instalações elétricas
  • Providenciar instalação de fio-terra nos equipamentos que ficam ligados nas tomadas
  • Nunca usar benjamins para manter mais de um equipamento ligado na mesma tomada
  • Evitar fios expostos pelo meio da casa; mantê-los encapados e presos
  • Nunca desligar equipamentos puxando os cabos
  • Nunca mudar a temperatura do chuveiro com ee ligado
  • Redobrar os cuidados quando fizer uso de equipamentos elétricos no banheiro (secadores, barbeadores, chapinhas, depiladores, etc)
  • Sempre desconfiar do chuveiro elétrico, o mais perigoso dos eletrodomésticos
  • Ficar atendo quando usar equipamentos que têm contato com água (chuveiro, geladeira, ar-condicionado, máquina de lavar.


RADIALISTA SEBASTIÃO BARBOSA
COM PORTAL CORREIO 

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem