Loading...


 O Lar de Convivência da Terceira Idade de Soledade completa neste ano de 2013, sua primeira década de existência. A casa que recebe a denominação de “Lar de Convivência da 3ª Idade - Nova Vida” que funciona regularmente desde o ano de 2005 recebe o apoio da Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Soledade.

O projeto surgiu no início do ano de 2003 através do radialista Ivanilson Gouveia com um grupo de amigos da igreja Cristo Vive, sendo que a iniciativa foi compartilhada com a comunidade apenas no mês de julho daquele ano, por meio de um programa noticioso da Rádio Soledade FM, emissora pertencente a Associação Comunitária de Comunicação e Ação Social de Soledade.
A partir da ampla divulgação dada pela emissora, o projeto passou a receber o apoio direto da Associação, e colaboração da Pároquia local, das Igrejas e da comunidade do município de Soledade.
A Igreja Cristo Vive fez doação da área destinada a construção do Lar e logo se começou fazer a edificação dos ambientes internos e de um salão de atividades. Através da divulgação feita na programação da emissora comunitária, eram coletadas doações, bem como, eram articulados alguns eventos religiosos com o fim de arrecadar contribuições para a obra.
Para a execução do projeto de construção se contou de forma também muito generosa com a mão de obra voluntária advinda da comunidade através de vários pedreiros e serventes que possibilitaram a edificação da obra que durou dois anos.
Desde o ano de 2005 o Lar de Convivência da 3ª Idade vem recebendo o apoio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social da Prefeitura de Soledade e assim, vem garantido um funcionamento regular deste importante espaço de apoio a melhor idade.
Importância do Lar e Convivência
Com o aumento do número de idosos no Brasil e no mundo, torna-se preocupante a qualidade de vida dos idosos acima de 60 anos. Diante disto, uma forma que existe atualmente para que o idoso possa melhorar sua qualidade de vida, é sua participação em grupos de convivência.
Estudos recentes mostram haver uma diferença significativa na qualidade de vida entre idosos que participam de grupos de convivência e idosos da mesma idade que não participam destes grupos.
Um estudo realizado entre idosos no município de Itabira – MG demonstra que os idosos que participavam de grupos de convivência apresentaram maiores valores nos domínios de capacidade funcional, estado geral de saúde, aspectos sociais e saúde mental, sugerindo que a participação nestes grupos pode ser benéfica para estes aspectos da qualidade de vida.
Um dos principais fatores que podem ter influenciado nesta melhor Qualidade de Vida apresentada pelos idosos que participam de grupos de convivência é a socialização.
Segundo os relatos, a socialização é um fator muito importante na determinação da qualidade de vida do idoso e neste sentido o escritor Sommerhalder C.Nerio autor do livro: “Cuidar de idosos no contexto da família”, afirma que a manutenção de relações sociais com amigos da mesma geração favorece o bem-estar psicológico e social dos idosos.

 

Da Redação com informações da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Fotos: Elias Rodrigues e arquivo do L. C. I

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem