Loading...

SOLEDADE (PB) – Na tarde desta terça-feira (11) aconteceu o fórum de segurança pública preventiva e ostensiva, na cidade de Soledade, com as participações de diversas autoridades e a população de alguns municípios da região, a exemplo de Juazeirinho, Olivedos e São Vicente do Seridó.

O evento foi realizado no auditório do fórum juiz João Loureiro e contou com a presença da juíza da Comarca de Soledade, Bárbara Bertoluzzi, bem como do secretário Estadual da segurança pública, Cláudio Lima.

Além disso, estiveram presentes, representantes das policias Civil e Militar, a exemplo de Marcos Alexandre, Marcos Paulo, Manuel Osório, tenente Yassaki, Dr Fernando e Sobreira.

Do setor político, compareceram, além do prefeito de Soledade e idealizador do evento, Zé Bento (PT), o prefeito de Olivedos, Grigório de Almeida (PMDB), o vice-prefeito de São Vicente do Seridó, Dr Ailton e a vice de Soledade, Fabiana Gouveia (PMDB), além de vereadores de Soledade e das cidades vizinhas.

A sociedade civil organizada também esteve presente e fez diversas reivindicações no sentido de melhorar a segurança desta região.

A juíza abriu o evento, lembrando da importância de reunir autoridades da segurança pública, políticos e seguimentos da sociedade.

Em seguida, passou a palavra para Zé Bento, que apresentou um documento mostrando os principais problemas relacionados a violência que os soledadenses enfrentam na atualidade e pediu mais segurança, principalmente para a zona rural, haja vista que os habitantes do campo estão completamente desprotegidos e, portanto, a mercê dos bandidos.

Ao fazer uso da palavra, o secretário disse que tanto a Polícia Civil quanto a Militar, estão trabalhando com um efetivo muito baixo e que não poderia aumentar o número de policiais nas ruas por enquanto, haja vista que seria necessário a realização de um concurso público para tal fim.

Ele disse que a região polarizada por Soledade é uma das mais tranqüilas do Brasil com relação ao número de homicídios, sendo 8 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A média Nacional, de acordo com ele, é de 26 homicídios a cada 100 mil habitantes.

No entanto, Cláudio elogiou o evento e disse que é possível diminuir os índices de violência com algumas medidas simples sem que seja preciso aumentar o número de policiais nas ruas.

Ele criticou as instituições financeiras, que não se previnem com relação a segurança.

Para finalizar, o secretário pediu que fossem marcadas reuniões periódicas envolvendo o judiciário, Ministério Público, polícia e prefeituras, para trabalharem em conjunto no sentido de enfraquecer o crime.

Por fim, Cláudio garantiu que vai enviar uma equipe técnica para fazer um projeto de instalação de câmeras em algumas ruas da cidade de Soledade. Neste sentido, a Prefeitura vai em busca de uma parceria junto ao Banco do Brasil para viabilizar o projeto.

Desta forma, uma nova reunião mais localizada foi marcada para o dia 1º de julho, as 10 horas da manhã, com as policias, Civil e Militar, judiciário e prefeituras.





RADIALISTA SEBASTIÃO BARBOSA 


Do Soledade noticias com o helenolima.com
Foto: Elias Rodrigues https://www.facebook.com/photo.php?fbid=386089134834387&set=a.386088964834404.1073741916.100002999108193&type=1&theater

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem