Loading...
SÃO VICENTE DO SERIDÓ-PB: O município de São Vicente do Seridó, localizado no Curimataú paraibano, a 200 km da capital, realizou este ano o maior São Pedro da história, desde que a festa foi criada há cerca  de 14 anos atrás.


Mesmo tendo divulgada as atrações apenas 5 dias antes de começar a festa, cerca de 16 mil pessoas se fizeram presentes nos 4 dias do evento, que começou na última quinta feira, dia 27 de junho e foi encerrado neste domingo, dia 30 de junho.

Concurso Regional de Quadrilhas Juninas aconteceu quinta feira dia 27 de junho
A reportagem fez uma sondagem com o público que participou da festa para saber sua opinião. Todos elogiaram a ornamentação, que estava mais bonita em relação aos anos anteriores. A avenida principal da cidade foi toda ornamentada, tornando a entrada da cidade um verdadeiro cartão postal.

Outro ponto que foi bastante elogiado pelos participantes de várias cidades da Paraíba e também do Brasil foi a questão da segurança. Homens da Polícia Militar de São Vicente do Seridó e da 4ª CPMI (Companhia de Polícia Militar Independente) de Soledade-PB, além da Guarda Municipal fizeram a segurança do evento, que não registrou nenhum incidente grave, como também não foram registrados roubos e nem furtos de motos e carros.

Os fogos de artifícios abriram oficialmente as festividades
Os fogos de artifício fizeram um show a parte, na abertura oficial do evento, na última sexta e deixou o público presente encantado por vários minutos. O comércio local lucrou com a maior festa do município. O vice-prefeito de Olivedos - PB Marizaldo Rocha, que foi um dos sondados por nossa reportagem, elogiou muito o vento e disse que "a festa  de São Pedro não é mais só de São Vicente do Seridó, é da região e de toda a Paraíba" . Estão todos de parabéns pela belíssima festa e organização.

O ambiente da festa foi composto por 2 palcos: o pavilhão principal, onde as atrações foram as grandes bandas de forró,  a exemplo de Os 3 do Nordeste, Espora de Ouro e Pimenta de Cheiro; e o Arraiá João Beijú, famoso espaço de forró pé de serra, que recebeu o nome em homenagem a um saudoso tocador de sanfona do município e que fez a festa das pessoas que gostam de um forrozinho à moda antiga, com sanfona, triângulo e zabumba.

Nossa reportagem entrevistou cerca 100 pessoas durante os 4 dias da festa de São Pedro e pudemos constatar que o ponto negativo apontado por muitos ouvintes foi algumas atrações que não empolgaram muito o público e ficaram aquém da grande festa, fora isso, foram só elogios.


 2.968.266,50 foi o que entrou este mês na prefeitura 
(Clique nas fotos para ampliar as imagens)

Fazer uma festa do porte que foi a edição do São Pedro 2013, mostra que a prefeitura está bem estrutura e abastecida de dinheiro já que, somente no mês de junho de 2013, entraram nos cofres da Prefeitura Municipal de São Vicente do Seridó quase 3 milhões de reais de FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Foram pouco mais de R$2.968.266,50  (dois milhões, novecentos e sessenta e oito mil, duzentos e sessenta e seis reais e cinquenta centavos), segundo o site do Banco do Brasil. Clique AQUI e confira. Várias prefeituras da Paraíba usaram este aumento do FPM para pagar metade do 13º salário dos funcionários.

População reclama que Seridó continua esquecida.

Moradores fizeram a comparação entre as duas cidades
No centro urbano de Seridó, o qual é oficialmente a "sede" do município e fica a cerca de 9 km de São Vicente do Seridó, os moradores usaram as redes sociais para criticar o esquecimento da atual administração em relação as festas juninas, dizendo que nem sequer uma bandeirola foi colocada na cidade pelo poder executivo municipal.

Um funcionário público municipal aliado da administração, que pediu para não ser identificado temendo represálias, disse à nossa reportagem que ficou triste com o descaso que Seridó vem sofrendo das autoridades - Só somos lembrados em época de campanha política e eu imaginava que, votando na atual prefeita, isso iria mudar. Estou decepcionado - disse o funcionário público.

Ornamentação na praça de Seridó
Outros moradores que tem acesso à internet mostraram sua indignação nas redes sociais, onde tiraram fotos e postaram em forma de protesto. Em uma postagem um internauta critica o abandono em forma de ironia.

Foram usadas fotos para comparar as ornamentações em São Vicente e o descaso em Seridó. A população está inconformada e diz que é vergonhoso o descaso com a sede do município.




RADIALISTA SEBASTIÃO BARBOSA


Com São Vicente Agora 

Fotos reprodução Facebook

Comente aqui...

Postagem Anterior Próxima Postagem